Chá de casca de banana? Não caia nesse mito sobre perda de peso

Publicado em:
20/9/2022
Atualizado em:
26/12/2023

A banana é uma fruta notável, recheada de minerais essenciais como potássio, zinco, cálcio e fósforo, além de fibras e vitaminas vitais, como a C e a B6. Sua casca, igualmente rica em fibras, é versátil e pode ser incorporada em receitas de pães, bolos e até pratos salgados. Recentemente, a banana ganhou destaque em uma inovação culinária: o chá de casca de banana.

Chá de Casca de Banana: Uma Tendência Viral

No universo digital do TikTok, a hashtag do chá de casca de banana já acumulou mais de 20 milhões de visualizações. No Google Trends, a ferramenta que identifica tendências de pesquisa, também se observa um aumento significativo no interesse por este chá, especialmente vinculado à perda de peso.

Segundo as narrativas online, essa bebida caseira seria um elixir milagroso, prometendo, além do emagrecimento, a redução de medidas corporais, controle da ansiedade e prevenção do envelhecimento precoce. Uma promessa e tanto!

Laranja Moro e a Promessa de Perda de Peso

Da mesma forma, conteúdos sobre a “laranja moro”, também conhecida como laranja vermelha ou grapefruit, têm se proliferado. Esta fruta tem sido aclamada como uma “poderosa aliada” na “queima de gordura”, supostamente por sua capacidade de “acelerar o metabolismo” e promover uma “queima de gordura mais eficiente”.

No entanto, tais alegações carecem de respaldo científico sólido – uma repetição de um padrão já conhecido.

A Perpétua Busca por uma Solução Milagrosa na Perda de Peso

A história se repete: alimentos como goji berry, abacate, hibisco, quinoa, óleo de coco, pasta de amendoim e chia já foram ou ainda são apregoados como a solução definitiva para a perda de peso. Mas, qual a razão dessa recorrência?

Normalmente, tudo começa com uma base de verdade – características nutricionais conhecidas de um alimento específico. Por exemplo, um alto teor de Vitamina C. Rapidamente, por ações de marketing ou desinformação, surgem associações dessa característica com benefícios exagerados.

A vitamina C é essencial em várias funções metabólicas do nosso corpo (fato comprovado), logo, uma fruta rica em Vitamina C (como a laranja moro ou a goji berry) poderia teoricamente melhorar essas funções e até mesmo acelerar o metabolismo (suposição sem embasamento).

Esses tipos de alegações geralmente não têm respaldo científico. Afinal, são necessários estudos clínicos extensos para comprovar se o consumo de um determinado alimento tem impacto direto em funções corporais específicas.

Além disso, a ingestão de frutas, legumes e verduras in natura é intrinsecamente benéfica. Esses alimentos são abundantes em elementos essenciais para todas as funções e processos do corpo, incluindo digestão, ganho de massa muscular e manutenção de um peso saudável.

Portanto, uma simples salada de frutas já está repleta de nutrientes e pode ser suficiente, especialmente quando consideramos o contexto alimentar das pessoas, que engloba o custo dos alimentos e a sazonalidade.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada

Não Existe Pó Mágico ou Receita Secreta

Nenhum suplemento de vitaminas, enzimas ou probióticos, por si só, pode garantir perda de peso ou ganho de massa muscular. Da mesma forma, nenhuma dieta restritiva genérica é sustentável a longo prazo.

Nas buscas do Google, ao lado do chá de casca de banana e temas de perda de peso, cresce também o interesse pela Dieta da Lua, que propõe a ingestão apenas de líquidos durante um dia por semana, seguindo as fases lunares.

Mas isso vai contra tudo o que sabemos sobre eficácia na perda de peso.

O que realmente funciona são estratégias que promovam mudanças de estilo de vida sustentáveis a longo prazo, incorporando novos hábitos alimentares e atividades físicas, e considerando as particularidades individuais (altura, composição corporal, fase da vida, etc.).

Se você aprecia chá de banana, laranjas ou sopas, ótimo! Eles podem integrar seu plano alimentar. Mas se não gostar, não há problema: a ausência desses itens não impactará negativamente seus resultados.

Quer saber mais sobre
Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para vocêdescubra o plano para vocêDescubra o plano para você
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41