Alimentação saudável

Whey e Colágeno: quais as diferenças?

Publicado em:

30/1/2024

Atualizado em:
30/1/2024
Copo de whey

Whey protein e colágeno são dois tipos populares de suplementos proteicos com diferenças notáveis em suas origens, estruturas e benefícios pretendidos. Entender essas diferenças pode ajudar a determinar qual suplemento é mais adequado para suas necessidades pessoais de saúde e fitness.

Whey Protein

Origem: A whey protein é um subproduto do processo de fabricação de queijos e é derivada do leite de vaca.

Composição de Aminoácidos: É uma proteína completa, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo não consegue produzir sozinho.

Benefícios: Whey é particularmente rica em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), que são cruciais para o crescimento e reparo muscular. É frequentemente usada por atletas e entusiastas do fitness para auxiliar na recuperação pós-treino e na construção muscular.

Usabilidade: Disponível em várias formas, incluindo concentrado, isolado e hidrolisado, a whey protein pode ser facilmente misturada em shakes, smoothies ou até mesmo em receitas de cozimento.

Colágeno

Origem: O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e é extraído da pele, ossos e tecidos conjuntivos de animais (geralmente bovinos, suínos, ovinos ou peixes).

Composição de Aminoácidos: Apesar de ser uma fonte de proteína, o colágeno não é considerado completo, pois carece de alguns aminoácidos essenciais.

Benefícios: Conhecido por seus benefícios para a pele, articulações e tecidos conjuntivos, o colágeno tem sido associado à melhora da saúde da pele (elasticidade, hidratação), fortalecimento de unhas e cabelos, e apoio à saúde das articulações.

Usabilidade: O suplemento de colágeno tipicamente vem na forma de colágeno hidrolisado ou peptídeos de colágeno, que são mais fácilmente digeridos e absorvidos pelo corpo. Pode ser adicionado a bebidas, sopas e outras preparações alimentares sem alterar significativamente o sabor ou a textura.

Diferenças-chave

Objetivos de Saúde: Whey protein é frequentemente a escolha para quem visa ao crescimento e recuperação muscular, enquanto o colágeno é procurado por pessoas focadas na saúde da pele, articulações e tecido conjuntivo.

Perfil de Aminoácidos: Whey tem um perfil de aminoácidos que favorece o anabolismo muscular, enquanto o colágeno fornece aminoácidos que ajudam a compor a estrutura do tecido conjuntivo.

Uso Cotidiano: Embora ambos possam ser consumidos diariamente, as suas aplicações e quando são consumidos podem variar. O whey é comum no contexto pós-exercício, enquanto o colágeno pode ser consumido a qualquer hora do dia.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Alimentação saudável
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão

Whey protein e colágeno oferecem benefícios distintos e complementam diferentes estilos de vida e objetivos de saúde. Enquanto a whey pode ser mais indicada para suporte à construção muscular e recuperação, o colágeno pode ser mais benéfico para a saúde da pele e articulações. A escolha entre os dois dependerá das metas individuais e das recomendações de um profissional de saúde ou nutricionista.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você