Bem-estar

Verão: calor, carnaval, sombra e água fresca.

Publicado em:

15/2/2023

Atualizado em:
15/2/2023
Garrafa de vidro enchendo um copo de vidro com água mineral. Ângulo alto (de cima para baixo).

Saiba mais sobre a importância da hidratação para o funcionamento adequado do nosso corpo, principalmente no calor e quando estamos expostos ao sol durante muito tempo.

Quando falamos em verão pensamos em praia, calor, dias ensolarados, e para alguns, é o período de férias. Geralmente é a época do ano na qual fazemos mudanças na nossa rotina, temos mais festividades em comparação  com o restante do ano e o termômetro atinge temperaturas  mais altas.Nesse cenário, se você já ouviu ou falou a frase ''sombra e água fresca'', saiba que ela se encaixa muito bem no seu verão.

Tanto a sombra, que vai ajudar a manter a temperatura basal do seu corpo, quanto a água, que mantém o seu organismo hidratado, são essenciais para o bom funcionamento do seu metabolismo. E como metabolismo e a Liti andam juntos, nada melhor do que saber o que a Liti recomenda para você fazer nesse período.

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água, e é em meio aquoso que a maioria das nossas reações orgânicas acontecem. Ou seja, a transformação daquilo que você come em fonte de energia para o seu corpo funcionar bem, precisa de água.

Quando pensamos na quantidade ideal de água para cada indivíduo,  precisamos considerar a alimentação (a água também está presente nos alimentos), a prática de exercícios físicos (quando ocorre a perda de água pelo suor), o seu ambiente de trabalho ou de estudo (se você passa o dia no ar condicionado ou não, pois pela transpiração fazemos a  regulação da temperatura corporal - ao transpirar eliminamos água do nosso corpo).

Podemos usar como base um cálculo que estabelece a quantidade mínima de água para o seu metabolismo funcionar - realizar as funções celulares basais. O recomendado é a ingestão de 30 a 50 mililitros de água por quilo de peso corporal, por dia. Agora, a partir desse resultado, junto com o seu time de saúde da Liti, vamos adequar o consumo total para o seu dia-a-dia.

Uma estratégia  para você melhorar o seu consumo de  água ao longo do dia é associar essa ação a momentos específicos do seu dia, como por exemplo, beber água após acordar, ou após ir ao banheiro, ou colocar lembretes no celular, com o tempo são medidas comportamentais que contribuem para que o consumo de água se torne um hábito. Quando saímos da nossa rotina é comum que esses cenários que criamos como gatilho para o consumo de água não estejam presentes. Por isso períodos de férias, viagens e também o verão com as suas festividades, como o carnaval, podem contribuir de forma indireta para a redução do consumo de água. Ao somar esse fato com o aumento do calor e da transpiração (resfriamento do corpo para manter a temperatura corporal constante mesmo no calor), são períodos em que podemos ficar desidratados.

Um corpo desidratado além de sentir sede, ficará mais cansado, pois as reações celulares dependem da água para ocorrerem, e a busca por ela pode ser feita através dos alimentos - a desidratação leve pode gerar aumento do apetite. Outros sinais da desidratação são: redução do volume da urina, sensação de cansaço e sonolência diurna.

Outro ponto que afeta a nossa hidratação é o consumo de álcool, pois ele inibe o hormônio antidiurético (ADH), cuja função é regular a eliminação da urina (que é composta em sua maior parte, por água), por isso vamos mais vezes ao banheiro quando bebemos bebida alcoólica.

A água não é somente o meio para as nossas reações orgânicas ocorrerem, ela também faz o transporte de nutrientes e de oxigênio para todas as células do nosso corpo através da nossa corrente sanguínea e isso impacta na hidratação da pele, no funcionamento do  intestino (por isso que um dos fatores que melhora o trânsito intestinal é o consumo adequado de água) e das funções cerebrais tendo relação com a melhora do raciocínio e da capacidade de concentração. Beber água é um hábito que vale a pena você adquirir!

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