Saúde

Uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer pode prejudicar pacientes com comorbidades graves

Logo-Liti
Escrito por:
Eduardo Rauen

Publicado em:

14/7/2023

Atualizado em:
19/1/2024
Pessoa preparando para aplicar Ozempic

A popularização nas redes sociais de medicamentos como o Wegovy e o Ozempic, nomes comerciais da Semaglutida, preocupa autoridades médicas quanto à possível falta do remédio para quem precisa.

No início do ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Wegovy, nome comercial da Semaglutida na dose de 2,4mg, para o tratamento da obesidade e do sobrepeso associado a comorbidades, como por exemplo, o diabetes e a hipertensão arterial. 

Além dessa nova aprovação, o Ozempic (Semaglutida nas doses de 0,25, 0,5 e 1mg) que é aprovado no Brasil para o tratamento do diabetes, vem sendo usado também off-label (sem indicação formal em bula) para o tratamento da obesidade, já que o princípio ativo é a mesma substância do Wegovy, a Semaglutida.

O tratamento da obesidade tem evoluído ao longo dos anos e o surgimento de novas medicações que auxiliam no emagrecimento faz parte dessa evolução. Os resultados são promissores e encantam a população que sofre com essa condição crônica, e por isso, muitas pessoas estão comprando as medicações, mesmo sem indicação médica de uso. 

No Brasil a compra da Semaglutida não exige receita médica e tem sido feita mesmo sem acompanhamento do especialista. Tem se observado o uso crescente em todo o território nacional, seja por pessoas que alegam usar por questões estéticas, ou por muitas, que usam sem nem sequer apresentarem o diagnóstico de obesidade. 

Essa prática pode ser a responsável por levar à falta do medicamento nas farmácias a quem precisa, associada à normalização do uso impulsionada pelas redes sociais, com consequente consumo indiscriminado pela população.

Pessoas com obesidade merecem receber o tratamento correto que consiste no acompanhamento multidisciplinar com médico, nutricionista, educador físico e abordagem comportamental, que quando associados, causam impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo. Promovem o emagrecimento saudável e duradouro.

As medicações, quando indicadas, são bem vindas e têm o seu importante papel em ajudar o indivíduo nessa jornada.

Como qualquer remédio, existem indicações e contra indicações, possíveis efeitos colaterais e a decisão sobre a prescrição é do médico em conjunto com o paciente, levando todos esses pontos em consideração.

A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, e o seu tratamento envolve também múltiplos fatores que merecem ser bem conduzidos por uma equipe de saúde especializada e centrada em promover o emagrecimento preservando a saúde do indivíduo como um todo.  Esse cuidado pode envolver o uso de medicamentos e com certeza contará com a inserção de novos hábitos e com as mudanças no estilo de vida.

* Eduardo Rauen é cofundador da healthtech Liti, que trabalha para resolver a dor do sobrepeso e da obesidade no Brasil. É médico formado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. É médico nutrólogo (com título de especialista pela ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia) e do Exercício e do Esporte (com título de especialista pela SBMEE – Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte). Também atua como diretor técnico do Instituto Rauen – Medicina, Saúde e Bem-Estar.   

Aqui na Liti, você encontra uma equipe médica multidisciplinar preparada para te orientar a mudar seu estilo de vida. Unimos o melhor da ciência com análise constante de dados e profissionais verdadeiramente dedicados para que você seja cada dia melhor.

_________________________________

Você no centro: experimente sem custo e conheça sua experiência na Liti. https://litisaude.co/iniciarexperiencia

A medicina de precisão da Liti te dá superpoderes para que você seja cada dia melhor.

ACOMPANHE NOSSAS REDES:

Instagram: https://litisaude.co/Instagram

TikTok: https://litisaude.co/TikTok

LinkedIn: https://litisaude.co/LinkedIn

Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
descubra o plano para você