Saúde

Tirei a amigdala, o que posso comer?

Publicado em:

15/1/2024

Atualizado em:
15/1/2024
Pescoço

Após a amigdalectomia, que é a remoção cirúrgica das amígdalas, manter uma dieta adequada é essencial para a recuperação e a cicatrização adequadas.

Aqui estão algumas sugestões de alimentos e estratégias nutricionais pós-operatórias para seguir durante a fase de recuperação:

Alimentos Recomendados Pós-Amigdalectomia

Líquidos e Hidratação:

Água é fundamental para uma boa hidratação e cicatrização.Bebidas isotônicas podem ajudar na reposição de eletrólitos.Água de coco é uma opção suave e naturalmente rica em minerais.

Alimentos Frios e Suaves:

Gelatina e pudim fornecem uma textura suave que não irritará a garganta.Sorvetes sem pedaços são refrescantes e podem ajudar a aliviar a dor na garganta.Iogurte natural, sem pedaços de fruta, é suave e pode ser reconfortante.

Alimentos Purês e de Fácil Deglutição:

Purê de batatas bem amassadas e cremosas podem ser facilmente engolidas.Purê de maçã e outras frutas em forma de compota sem pedaços.

Caldos e Sopas Claras:

Evite sopas quentes e picantes imediatamente após a cirurgia. Em vez disso, escolha sopas tépidas que sejam suaves e fáceis de engolir.

Smoothies e Vitaminas:

Feitos com frutas variadas e talvez um pouco de proteína em pó ou iogurte, desde que estejam na temperatura ambiente ou frios, evitando pedaços sólidos.

Alimentos e Hábitos a Evitar Após Amigdalectomia

Alimentos ácidos ou picantes que podem irritar a garganta.Alimentos muito quentes que podem causar desconforto ou danificar o tecido em cicatrização. Alimentos crocantes, duros ou granulados.Uso de canudos para não exercer pressão que possa causar sangramento na área operada.

Dicas Adicionais

Coma devagar e faça pequenas porções para evitar engasgos.Mantenha-se hidratado para ajudar na cicatrização e limpeza da garganta.Siga as orientações específicas do seu médico ou cirurgião, pois podem haver recomendações particulares para o seu caso.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão

Priorize alimentos que não vão irritar ou causar esforço na garganta após a remoção das amígdalas. Ao aderir a uma dieta suave e fria, mantendo-se hidratado e evitando alimentos que possam dificultar o processo de cicatrização, você pode ajudar a garantir uma recuperação tranquila e mais confortável. Em caso de dúvidas ou complicações, certifique-se de consultar o médico responsável pela sua cirurgia.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você