Saúde feminina

Suplementação Pré-Gravidez: o que é recomendado?

Publicado em:

30/1/2024

Atualizado em:
30/1/2024
Mulher gravida com a mao na barriga

A suplementação pré-gravidez é uma maneira de garantir que a mulher tenha níveis adequados de nutrientes essenciais para um desenvolvimento fetal saudável, bem como para apoiar sua saúde durante a gravidez. Antes de iniciar qualquer suplemento, é importante consultar um profissional de saúde para aconselhamento personalizado e para evitar a superdosagem de certos nutrientes, que pode ser prejudicial.

Principais Suplementos Recomendados Antes da Concepção

Ácido Fólico

É o mais amplamente recomendado e vital para a prevenção de defeitos do tubo neural no feto. A recomendação típica é de 400 a 800 microgramas (mcg) por dia, começando pelo menos um mês antes da concepção e continuando pelo primeiro trimestre da gravidez.

Ferro

Suficiente ferro é importante para evitar anemia e para garantir que a mãe tenha reservas de ferro adequadas para o crescimento do feto e a produção de placenta. A dosagem correta deve ser determinada pelo médico.

Iodo

Essencial para o desenvolvimento cerebral do feto. A suplementação pode ser recomendada em áreas onde a deficiência de iodo é comum ou para mulheres que não consomem sal iodado.

Cálcio

Importante na formação óssea do bebê e na manutenção da saúde óssea da mãe, a recomendação de cálcio pode variar de acordo com a dieta e as necessidades individuais da mulher.

Ômega-3 (DHA e EPA)

Ácidos graxos Ômega-3, especialmente DHA, são importantes para o desenvolvimento do cérebro e da visão do feto. Pode ser recomendado se a ingestão alimentar for insuficiente.

Vitamina D

Vital para a saúde óssea e pode ter outros benefícios durante a gravidez. A suplementação pode ser necessária, especialmente em áreas com pouca luz solar ou para pessoas com níveis comprovadamente baixos de vitamina D.

Vitaminas do Complexo B e Vitaminas Lipossolúveis

Uma dieta equilibrada geralmente fornece quantidades suficientes desses nutrientes, mas se houver uma deficiência comprovada, uma suplementação pode ser necessária.

Multivitamínicos Pré-Natais

Multivitamínicos projetados especificamente para mulheres que planejam engravidar podem oferecer uma combinação equilibrada de vitaminas e minerais para suportar a saúde da mãe e do feto.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde feminina
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusões para a Suplementação Pré-Gravidez

A suplementação pré-gravidez é uma parte importante do planejamento da gravidez para muitas mulheres, podendo ajudar a prevenir defeitos congênitos e apoiar uma gravidez saudável. No entanto, a decisão de suplementar deve ser baseada em consultas com profissionais de saúde, levando em conta o histórico pessoal, saúde geral, dieta e estilo de vida da mulher.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você