Saúde

Semaglutida: o que é?

Publicado em:

4/1/2023

Atualizado em:
4/1/2023
Ampolas de injeção

Descubra tudo sobre esse novo medicamento aprovado pela Anvisa

Ano novo com notícia nova: a Anvisa acaba de aprovar nesta segunda-feira (2) a Semaglutida na dose de 2,4 mg para tratamento da obesidade e sobrepeso em adultos. O seu nome comercial é Wegovy e ela tem o mesmo princípio ativo do Ozempic. 

O Ozempic, medicamento indicado para diabéticos tipo 2, já estava sendo usado no Brasil de forma off-label (sem indicação formal por bula)  para auxílio no tratamento da obesidade. A diferença é na dosagem utilizada para cada caso. Isso é, os benefícios não previstos na bula desse medicamento para perda de peso já eram reconhecidos pelos médicos. Enfim, esse princípio ativo ganhou um medicamento específico para o público que quer usá-lo com esse intuito.

Evidências científicas:

As medicações até então aprovadas tem, em média, resultados entre 5-10% de perda de peso. A Semaglutida apresenta resultados superiores, próximos de 15%. Mais de 30% dos pacientes perderam mais de 20% de peso - resultado semelhante ao obtido com a cirurgia bariátrica (comparando com a gastrectomia vertical).

Mas afinal, quais são os efeitos da semaglutida nos pacientes?

Ela promove uma diminuição da fome e do apetite. Isso se dá por conta de sua semelhança com o hormônio GLP-1  presente no intestino humano, responsável por sinalizar para o cérebro para reduzir a fome e aumentar a produção de insulina quando nos alimentamos.

Atenção!

 O uso crescente da auto-medicação, sem prescrição médica, e muitas vezes sem qualquer indicação clínica, apenas com objetivos estéticos de perda de peso em curto prazo em pessoas saudáveis, pode levar a efeitos colaterais e ao desenvolvimento de transtornos alimentares. Além disso, tem contribuído para aumentar o estigma que envolve o tratamento medicamentoso da obesidade, o preconceito dos próprios profissionais de saúde com a prescrição de ‘’remédio para emagrecer’' e também o julgamento por parte da população, o que torna uma jornada mais difícil para que mais pessoas sejam encaminhadas para tratamento.

Estratégias:

Se for o seu caso, o médico especialista que te acompanha, conhecendo a sua história, a sua rotina, os seus hábitos, será capaz de te orientar de forma correta e segura a utilizar a medicação. Lembre-se: o tratamento da obesidade envolve um cuidado para a vida toda e inclui mudanças no seu estilo de vida. Alimentação adequada, plano de exercício físico e sono de qualidade são os pilares que formam o tripé que sustenta o seu corpo!

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você