Alimentação saudável

Qual o melhor tipo de sal?

Publicado em:

18/1/2024

Atualizado em:
18/1/2024
Sal

Existem vários tipos de sal disponíveis no mercado, cada um com características e usos culinários específicos. Não há consenso absoluto sobre qual é o "melhor" tipo de sal, pois isso pode depender de preferências individuais, benefícios nutricionais, preço e uso pretendido.

Vejamos alguns tipos de sal comuns e suas características:

1. Sal de Mesa Comum:

É o mais refinado e frequentemente tem iodo adicionado (sal iodado), o que é importante para a prevenção da deficiência de iodo.

Também contém agentes antiaglomerantes para impedir que se solidifique.

2. Sal Marinho:

Produzido pela evaporação da água do mar, geralmente contém minerais do oceano, como magnésio, potássio e cálcio em quantidades traço.

A granulação é mais grossa e pode proporcionar uma textura diferente em comparação ao sal de mesa.

3. Sal Rosa do Himalaia:

Conhecido por sua cor rosa devido a minerais como o ferro, além de outros minerais em quantidades traço.

Frequentemente promovido como sendo mais "natural" e saudável, mas as diferenças nutricionais em comparação ao sal de mesa podem ser mínimas.

4. Sal Kosher:

Utilizado tradicionalmente na culinária judaica para o processo de kosherização da carne, onde seu formato de flocos grandes ajuda a extrair o sangue.

É frequentemente utilizado por chefs devido à sua textura e facilidade ao manusear.

5. Sal Negro (Kala Namak):

Este sal tem um sabor distinto de enxofre que é popular na culinária indiana. É conhecido por seu aroma único e é muitas vezes utilizado em pratos veganos como substituto para um sabor de ovo.

6. Sal Céltico ou Sal da Bretanha:

Possui uma cor cinza úmida e é coletado através de métodos tradicionais. É rico em minerais e possui um teor de umidade mais elevado.

Considerações Nutricionais e de Saúde:

Apesar das variações em textura e sabor, a maioria dos sais tem um teor semelhante de sódio, exceto se forem usados de maneira diversa devido ao tamanho do grão. O excesso de sódio na dieta está associado a um risco aumentado de pressão arterial alta e outras doenças cardíacas.

Embora os sais menos refinados possam conter mais minerais, geralmente estão presentes apenas em quantidades muito pequenas e não substituem uma dieta equilibrada rica em nutrientes.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Alimentação saudável
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão:

O "melhor" tipo de sal será aquele que se ajusta às suas necessidades dietéticas e preferências culinárias. No entanto, é importante usar qualquer tipo de sal com moderação para manter a saúde cardiovascular. Ao escolher um sal, considere tanto o sabor quanto o impacto na saúde, e lembre-se de que a variedade e o equilíbrio na dieta são cruciais para a obtenção de todos os minerais necessários.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você