Publicado em:
17/1/2024
Queijos com menos lactose são aqueles que passaram por um processo de envelhecimento mais longo e fermentação, o que permite que as bactérias presentes no queijo quebrem grande parte da lactose.
Pessoas com intolerância à lactose muitas vezes conseguem consumir esses tipos de queijo com mais conforto.
O parmesão é tradicionalmente envelhecido por um longo período, o que resulta em um teor muito baixo de lactose.
O cheddar que foi curado por vários meses geralmente contém rastros mínimos de lactose.
Comumente envelhecido e com buracos característicos, que são na verdade o resultado da fermentação que também ajuda a reduzir o teor de lactose.
É uma opção com idade suficiente para ter uma quantidade muito baixa de lactose.
Freqüentemente encontrado em versões que foram envelhecidas e, portanto, contêm menos lactose.
Outros queijos curados ou duros, como Pecorino Romano, Grana Padano e alguns tipos de queijo azul, também tendem a ter baixos níveis de lactose. Além disso, queijos processados como mozzarella para pizza e alguns tipos de queijo de creme podem ter parte da lactose removida durante a fabricação.
Leia os rótulos e procure a informação de lactose quando disponível. Alguns queijos poderão afirmar explicitamente "sem lactose" ou ter o teor de lactose claramente marcado.
Experimente pequenas quantidades de queijo para testar a sua tolerância antes de incluir grandes quantidades na sua dieta.
Considere que mesmo queijos com menor teor de lactose ainda podem conter proteínas do leite, como a caseína, que podem causar problemas para algumas pessoas.
Suplementos de lactase podem ajudar na digestão da lactose em queijos que contêm essa substância.
Os queijos curados e de longa maturação tendem a ter menos lactose, tornando-os mais adequados para pessoas com intolerância à lactose. No entanto, é importante manter a moderação e adequar a dieta às necessidades e respostas individuais. Em caso de intolerância à lactose comprovada ou outras sensibilidades ao leite, é sempre prudente consultar um médico ou nutricionista para orientação personalizada.