Alimentação saudável

Psyllium: o que é e quanto usar

Publicado em:

31/1/2024

Atualizado em:
31/1/2024
Tigela de Psyllium

O psyllium é um tipo de fibra solúvel que é derivada das cascas das sementes da planta Plantago ovata, que cresce principalmente na Índia. Esta fibra é conhecida por sua capacidade de absorver água e formar um gel espesso no estômago que pode trazer diversos benefícios à saúde do sistema digestivo.

Benefícios e Uso do Psyllium:

1. Benefícios à Saúde:

Regulação do Trânsito Intestinal: O uso regular do psyllium pode ajudar a promover a regularidade intestinal e prevenir a constipação. Ao absorver água, aumenta o volume e a umidade das fezes, facilitando sua passagem.

Controle da Glicemia: Pode auxiliar na moderação da absorção de açúcar e ser benéfico para pessoas com diabetes ou aquelas que desejam controlar os níveis de glicose no sangue.

Saúde Cardiovascular: Pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e total, melhorando a saúde cardiovascular.

Saúde Digestiva: Por agir como prebiótico, o psyllium apoia o crescimento de bactérias benéficas no intestino, promovendo uma microbiota saudável.

2. Quanto Usar?

A quantidade recomendada de psyllium depende de vários fatores, como objetivo de saúde individual, tolerância e recomendações do produto. Em geral, a dosagem comum varia de:

5 a 10 gramas de psyllium tomados uma a três vezes ao dia para adultos.

É importante começar com uma dose menor para permitir que seu corpo se ajuste e evitar desconforto gastrointestinal, como inchaço ou gases.

Instruções para Uso:

Hidratação: Sempre tome psyllium com um grande copo de água ou outro líquido para ajudar a fibra a expandir e funcionar corretamente.

Gradualidade: Aumente a ingestão de forma gradual para que o sistema digestivo possa se adaptar.

Consistência: Para obter os benefícios completos, especialmente para regularidade intestinal, é melhor usar psyllium de forma consistente.

Precauções e Contraindicações:

Interações com Medicamentos: O psyllium pode afetar a absorção de alguns medicamentos; portanto, deve-se tomar psyllium pelo menos uma hora antes ou duas a quatro horas após a ingestão de medicamentos.

Condições Gastrointestinais: Pessoas com problemas gastrointestinais graves ou obstruções devem ser cautelosas no uso do psyllium e procurar orientação médica.

Reações Alérgicas: Embora seja raro, algumas pessoas podem ser alérgicas ao psyllium.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Alimentação saudável
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão: Integração do Psyllium na Dieta

O psyllium é uma adição segura e eficaz para muitas dietas e pode beneficiar a saúde digestiva e cardiovascular quando acompanhado de um estilo de vida saudável. Se estiver considerando adicionar psyllium à sua dieta, consulte um profissional de saúde, especialmente se você já tem condições pré-existentes ou está tomando medicações regulares.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você