Saúde

Protetor solar: quantas vezes ao dia devemos passar?

Publicado em:

22/12/2023

Atualizado em:
22/12/2023
Protetor solar: indicações de uso

A aplicação correta do protetor solar é crucial para proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV) do sol, que podem incluir queimaduras solares, envelhecimento prematuro da pele e um risco aumentado de câncer de pele. A frequência de aplicação do protetor solar depende de vários fatores, incluindo a intensidade da exposição solar, o tipo de atividade realizada e o tipo de protetor solar utilizado. Aqui estão algumas diretrizes gerais:

Reaplicação a Cada Duas Horas

Como regra geral, recomenda-se reaplicar o protetor solar a cada duas horas, independentemente do fator de proteção solar (FPS). Isso é especialmente importante se você estiver ao ar livre e exposto diretamente ao sol.

Após Nadar ou Transpirar

Se você estiver nadando ou se exercitando e transpirando muito, a reaplicação deve ser feita imediatamente após sair da água ou após secar o suor, mesmo que isso ocorra antes de duas horas, uma vez que a água e o suor podem remover ou diminuir a eficácia do protetor solar.

Escolha o FPS Adequado

É recomendado usar um protetor solar com um FPS de no mínimo 30, que bloqueie cerca de 97% dos raios UVB. Para os dias de exposição intensa ao sol, um FPS mais alto pode ser adequado.

Uso Diário

O protetor solar deve ser aplicado todas as manhãs como parte de sua rotina diária de cuidados com a pele, mesmo em dias nublados ou se você passará a maior parte do dia dentro de casa, pois os raios UVA podem penetrar nas janelas.

Quantidade Adequada

Use uma quantidade generosa de protetor solar para cobrir todas as áreas expostas da pele. Uma regra prática é usar pelo menos uma colher de chá de protetor solar no rosto e cerca de um copo dos tamanhos utilizados para shots de bebida alcoólica para cobrir o corpo de um adulto.

Não Esqueça Áreas Expostas

Aplicar protetor solar em todas as áreas expostas, incluindo orelhas, pescoço, mãos e pés, além do rosto e do corpo. Para o lábio, use um bálsamo labial com SPF.

Cuidado com Horas de Pico

Evite a exposição solar direta durante as horas de pico, geralmente entre 10h e 16h, quando a radiação UV está no seu ponto mais intenso.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão

A aplicação regular e correta de protetor solar é uma parte vital da proteção contra danos solares. Incorporar essa prática em seu dia a dia e durante as atividades ao ar livre contribuirá significativamente para a saúde a longo prazo da sua pele. Lembre-se sempre de conferir as instruções específicas do produto que você está usando e consultar um dermatologista para recomendações adaptadas ao seu tipo de pele e necessidades.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você