Publicado em:
15/1/2024
Não é recomendado misturar bebidas alcoólicas com medicamentos. O álcool pode interferir na eficácia dos medicamentos, além de aumentar o risco de efeitos colaterais e reações adversas.
Interagir álcool com medicamentos pode resultar em uma variedade de problemas de saúde, dependendo da medicação específica e da quantidade de álcool consumida.
Aqui estão alguns motivos pelos quais a mistura é perigosa:
O fígado metaboliza a maioria dos medicamentos e o álcool, então consumir ambos pode sobrecarregar o órgão, potencialmente levando a danos hepáticos.
Em muitos casos, o álcool pode potencializar os efeitos do medicamento, especialmente com medicamentos sedativos ou narcóticos, levando a sonolência excessiva, tonturas, desmaios ou até uma depressão respiratória grave.
Alguns medicamentos têm efeitos colaterais que podem ser agravados pelo consumo de álcool, como o sangramento com anticoagulantes ou o risco de úlceras com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
O álcool pode inibir a eficácia de certos medicamentos, como antibióticos ou medicamentos para controle de diabetes, o que pode impedir que você se recupere adequadamente de uma doença ou gerencie sua condição de saúde efetivamente.
Antidepressivos: Podem ter sua eficácia diminuída e podem produzir efeitos depressivos adicionais no sistema nervoso central quando misturados com álcool.
Antibióticos: Alguns podem causar reações adversas ou se tornarem menos eficazes quando consumidos com álcool.
Medicamentos para Pressão Arterial: O álcool pode aumentar o efeito hipotensor, causando hipotensão perigosa.
Analgésicos e Anti-inflamatórios: Pode haver risco aumentado de sangramento gastrointestinal e toxicidade hepática.
Controladores de Glicemia: Pode alterar os níveis de glicose no sangue, o que é perigoso para pessoas com diabetes.
Se estiver tomando medicamentos, sempre consulte um médico ou farmacêutico sobre o consumo de álcool. Eles fornecerão orientações específicas com base no medicamento que você está tomando e em sua condição de saúde. Na dúvida, o mais seguro é evitar o álcool completamente enquanto estiver sob medicamentos.