Alimentação saudável

Manteiga ou margarina: qual é mais saudável?

Logo-Liti
Escrito por:
Eduardo Rauen

Publicado em:

20/2/2024

Atualizado em:
27/3/2024
Manteiga

A escolha entre manteiga e margarina muitas vezes se baseia em considerações pessoais de saúde, nutrição e gosto. A sua saúde pode ser afetada por fatores como a quantidade consumida e a frequência.

Vamos explorar algumas das características de cada uma:

Manteiga:

Origem Animal: A manteiga é feita a partir do creme de leite de vaca e contém gorduras saturadas e colesterol.

Gorduras Saturadas: As gorduras saturadas são associadas a um maior risco de doenças cardíacas e acúmulo de gordura corporal.

Calorias: A manteiga é um produto de alta densidade calórica e caso seja consumida, a quantidade deve ser levada em conta.

Sabor: Muitas pessoas preferem o sabor da manteiga para cozinhar, mas é algo individual, pois existem pessoas que preferem a margarina e outras que não gostam de nenhuma das duas.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Alimentação saudável
?
Newsletter Assuntos em Alta

Margarina:

Origem Vegetal: A margarina é feita a partir de óleos vegetais e as versões iniciais eram ricas em gorduras trans. Após a proibição da comercialização de produtos que contenham gordura trans, a margarina deixou de apresentar esse tipo de gordura.

Gorduras: o consumo diário de margarina, assim como de manteiga, foi associado a um aumento do risco de doenças cardiovasculares. É feita com óleos hidrogenados ou misturas de óleos interesterificados.

Perspectiva Nutricional:

O recomendado é trocar manteiga e margarina pelo consumo de gorduras insaturadas como o azeite e as oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim, nozes, pistache, avelãs, dentre outras).

Composição de Gorduras: Avaliar no produto escolhido a proporção de gorduras saturadas, monossaturadas e poli-insaturadas.

Ingredientes: Opte por produtos que possuam a menor lista de ingredientes, idealmente, somente um no caso do azeite e das oleaginosas.

Conclusão:

O consumo diário de gordura saturada deve ser reduzido, independente se o seu objetivo é perder peso ou não. Essa recomendação é válida como medida de prevenção de doenças cardiovasculares e promoção de saúde para toda a população geral. Portanto, opte por gorduras insaturadas no seu dia-a-dia. Acrescente azeite, castanhas e abacate à sua alimentação.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
descubra o plano para você