Publicado em:
22/12/2023
EPA (Ácido Eicosapentaenoico) e DHA (Ácido Docosa-hexaenoico) são ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa encontrados predominantemente em óleos de peixes e frutos do mar. Ambos são considerados ácidos graxos essenciais, o que significa que são cruciais para a saúde humana, mas o corpo não pode produzi-los por conta própria; portanto, devem ser obtidos através da dieta ou suplementação.
As principais fontes alimentares de EPA e DHA são:
Recomenda-se que adultos consumam pelo menos duas porções de peixe por semana para alcançar a ingestão recomendada de EPA e DHA. Quando a suplementação é considerada necessária devido à dieta ou condições de saúde específicas, é importante seguir as dosagens recomendadas e, idealmente, buscar orientação de um profissional de saúde qualificado.
Embora os suplementos de EPA e DHA sejam geralmente considerados seguros para a maioria das pessoas, podem haver interações com certos medicamentos, como anticoagulantes, e potenciais efeitos colaterais a altas doses. Sempre discuta o uso de suplementos com um profissional de saúde, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tiver condições de saúde preexistentes.
Quer entender como seu corpo funciona?
Você está perdendo músculo ou gordura? Receba a balança de bioimpedância da Liti em casa (e fique com ela) e acompanhe sua composição corporal completa pelo nosso app. Clientes Liti contam com médicos e nutricionistas de excelência no dia a dia, que ajustam as estratégias conforme as respostas do corpo para garantir resultados definitivos. Clique aqui para começar agora com a Liti.