Saúde

Entenda a importância do controle da glicemia para sua saúde

Publicado em:

11/7/2023

Atualizado em:
21/3/2024
Entenda a importância do controle da glicemia para sua saúde

Muito se fala em controle da glicemia (o “açúcar do sangue”), mas você realmente entende o porque?

Qual a função da glicose?

A glicose é a principal fonte de energia do organismo e desempenha um papel crucial na manutenção da saúde metabólica. Enquanto parte da glicose é proveniente dos alimentos ingeridos, o organismo também pode recorrer ao glicogênio, um açúcar armazenado no fígado ou nos músculos, para obter glicose. Além disso, quando as reservas de glicogênio se esgotam, a glicose pode ser sintetizada pelo corpo através de um processo denominado gliconeogênese.

Em busca de energia, suas células tentarão primeiro extrair glicose do seu fluxo sanguíneo. A estabilidade nos níveis de glicose é um indicativo de um metabolismo saudável,  caracterizado pela baixa variabilidade glicêmica. Nesse cenário ideal, a glicose no sangue deve permanecer entre 72 mg/dL e 110 mg/dL constantemente e a glicose após as refeições não deve ultrapassar 30 mg/dL acima do nível antes da refeição. (Segundo a Associação Americana de Diabetes, valores inferiores a 140 mg/dL são considerados normais.)

Qual a importância da variação dos níveis de glicose?

Elevações crônicas nos níveis de glicose no sangue podem ser danosas à saúde em diversos aspectos. Estas podem causar resistência à insulina, um estado em que as células do corpo deixam de responder à insulina, o hormônio responsável por transportar a glicose para as células a fim de fornecer energia. Casos avançados de resistência à insulina podem evoluir para pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Adicionalmente, esses altos níveis de glicose no sangue também podem contribuir para processos prejudiciais como inflamação e estresse oxidativo, contribuindo para o surgimento de outras doenças crônicas, como Alzheimer e câncer.

Por isso, evitar grandes oscilações nos níveis de açúcar no sangue é essencial. Embora seja amplamente sabido que níveis de açúcar no sangue persistentemente elevados são perigosos, há indícios de que grandes variações também podem ser danosas. Estudos mostram que indivíduos com flutuações significativas de açúcar no sangue em intervalos de horas apresentam maior estresse oxidativo e disfunção endotelial (danos aos vasos sanguíneos) em comparação com aqueles cujos níveis de glicose são mais consistentes ao longo do dia, e até mesmo comparados a aqueles que possuem níveis de glicose elevados, porém estáveis.

Adicionalmente, outras pesquisas ligaram uma alta variabilidade de glicose a um maior risco de doenças cardíacas. Isso provavelmente se dá pelo fato de que variações consideráveis nos níveis de açúcar no sangue, ao longo do tempo, podem levar à resistência à insulina, prejudicando o funcionamento de diversos órgãos, principalmente aqueles que necessitam produzir energia em grande quantidade, como o coração e o cérebro. Além disso, essas oscilações, mesmo que agudas, podem ser prejudiciais ao causarem sentimentos de ansiedade, cansaço, irritabilidade e aumento da fome.

Aqui na Liti, você encontra uma equipe médica multidisciplinar preparada para te orientar a mudar seu estilo de vida. Unimos o melhor da ciência com análise constante de dados e profissionais verdadeiramente dedicados para que você seja cada dia melhor.

Sparks JR, Sarzynski MA, Davis JM, Grandjean PW, Wang X. Alterations in Glycemic Variability, Vascular Health, and Oxidative Stress following a 12-Week Aerobic Exercise Intervention-A Pilot Study. Int J Exerc Sci. 2021 Dec 1;14(3):1334-1353. PMID: 35096240; PMCID: PMC8758171

_________________________________

Você no centro: experimente sem custo e conheça sua experiência na Liti. https://litisaude.co/iniciarexperiencia

A medicina de precisão da Liti te dá superpoderes para que você seja cada dia melhor.

ACOMPANHE NOSSAS REDES:

Instagram: https://litisaude.co/Instagram

TikTok: https://litisaude.co/TikTok

LinkedIn: https://litisaude.co/LinkedIn

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
descubra o plano para você