Publicado em:
1/4/2024
Edamame, os grãos de soja jovens e ainda verdes, servidos principalmente com casca em uma variedade de pratos, é um aperitivo saudável e popular em restaurantes japoneses. Ele é nutritivo e oferece vários benefícios à saúde:
Como excelente fonte de proteína vegetal, o edamame é uma opção particularmente importante para vegetarianos e veganos.
O edamame é uma ótima fonte de fibras dietéticas, que são benéficas para a digestão e podem ajudar no controle do peso, promovendo a sensação de saciedade.
Rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco e vitaminas K e C.
Contém gorduras insaturadas, como ômega-3, que são benéficas para a saúde do coração.
Oferece antioxidantes, como a isoflavona e a saponina, que podem ajudar a proteger as células contra danos.
As isoflavonas também podem ter um papel na regulação dos hormônios, o que pode ser útil durante a menopausa, embora a eficácia e segurança do consumo de soja para essa finalidade ainda estejam em estudo.
Estudos sugeriram que uma ingestão mais alta de soja pode estar associada à redução do risco de doenças como câncer de mama e de próstata, embora a pesquisa não seja conclusiva.
O edamame é fácil de preparar — frequentemente é cozido na panela de vapor ou fervido em água e salgado levemente, podendo assim fazer parte de uma alimentação saudável.
Considerações na Consumo de Edamame: Embora o edamame seja, em geral, saudável para a maioria das pessoas, aqueles com alergia à soja devem evitá-lo. Além disso, enquanto as isoflavonas da soja oferecem benefícios potenciais, elas têm uma estrutura similar ao estrogênio, portanto, pessoas com condições sensíveis à hormônios devem discutir o consumo de edamame com um médico.
Edamame é um lanche saboroso e nutritivo que oferece benefícios de saúde consideráveis quando incorporado em uma dieta equilibrada. Sua combinação de fibras, proteínas e componentes bioativos o torna valioso tanto como parte de refeições regulares quanto como um aperitivo saudável.