Publicado em:
25/4/2024
Embora muitas vezes agrupadas sob um mesmo guarda-chuva de dietas focadas em vegetais, as dietas vegana e plant-based têm diferenças fundamentais em suas filosofias e práticas alimentares.
A dieta vegana é parte de um estilo de vida mais amplo que busca excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade para com os animais, não se limitando apenas à alimentação. Alguém que segue uma dieta vegana evitará consumir:
Todos os produtos de origem animal, incluindo carne, frutos do mar, laticínios, ovos e mel.
Derivados indiretos de animais, como gelatina e certos aditivos alimentares de origem animal.
Produtos não alimentares que envolvam exploração animal na produção, como couro, lã e seda.
O veganismo é frequentemente motivado por razões éticas, ambientais e de compaixão pelos animais. Muitos veganos se concentram também em evitar produtos testados em animais ou que contêm ingredientes de origem animal.
Por outro lado, uma dieta plant-based se concentra prioritariamente na alimentação, embora possa também ter implicações éticas e ambientais para algumas pessoas. Alguém que segue uma dieta plant-based irá:
Basear sua alimentação em alimentos de origem vegetal, como frutas, vegetais, grãos inteiros, nozes, sementes e legumes.
Evitar ou minimizar o consumo de produtos de origem animal, mas sem necessariamente os excluir completamente.
Preferencialmente escolher alimentos integrais e minimamente processados, limitando o consumo de alimentos processados, independentemente de serem de origem animal ou vegetal.
O objetivo principal da dieta plant-based é promover a saúde, reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar o bem-estar geral através de uma nutrição rica em nutrientes vindos dos vegetais.
Motivação: O veganismo é motivado por questões éticas, enquanto a dieta plant-based é geralmente motivada pela saúde.
Flexibilidade: A dieta plant-based pode ser mais flexível, muitas vezes permitindo algum consumo de produtos animais, enquanto o veganismo é estrito em evitar todos os produtos de origem animal.
Alimento Processado: Uma dieta plant-based enfatiza alimentos não processados e minimamente processados, mas não necessariamente exclui todos os alimentos processados que são veganos.
Ambos os tipos de dieta podem oferecer benefícios para a saúde e para o meio ambiente. A escolha de seguir uma dieta vegana ou plant-based deve ser baseada nos objetivos, valores e preferências individuais. Independente da escolha, é importante garantir uma alimentação balanceada e nutricionalmente completa, o que pode envolver planejamento alimentar e, em alguns casos, a suplementação de nutrientes como a vitamina B12, ferro, cálcio, ômega-3 e vitamina D. Consulta com um nutricionista é recomendada para garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas.