Alimentação saudável

Corpo saudável: o que é e como chegar nessa meta

Logo-Liti
Escrito por:
Liti Saúde

Publicado em:

5/12/2022

Atualizado em:
21/3/2024
Pessoa alongando com roupa de academia

O que é um corpo saudável para você? Para a maioria das pessoas, o que vem à mente quando essa pergunta é feita é um corpo esbelto, livre de gorduras localizadas, em que toda roupa cai bem. Mas existem muitos outros fatores que vão determinar se um corpo é saudável ou não: disposição para concluir as tarefas do dia a dia com bom humor, disponibilidade de atenção para manter relações, ânimo para praticar exercícios e atividades de lazer e, claro, a qualidade dos alimentos que são ingeridos nas refeições diárias.

A alimentação saudável é primordial para quem deseja ter um corpo forte e funcional. Nesse artigo, você vai ler:

  • Corpo saudável além das medidas: bem-estar emocional também conta
  • A importância da atividade física para uma vida saudável 
  • Dieta saudável: alimentos que fazem bem ao seu corpo
  • Corpo saudável se constrói: conheça alguns profissionais que podem ajudar

E muito mais!

Corpo saudável além das medidas: bem-estar emocional também conta

Você já sentiu que estava descontando na alimentação alguma frustração emocional sofrida? Saiba que esse é um comportamento muito comum, apesar de não ser saudável. A comida pode ser vista como uma “válvula de escape” para a ansiedade e a tristeza, servindo como uma fonte instantânea de prazer. É fato que a alimentação também precisa ter esse papel acolhedor, mas o equilíbrio é fundamental. Ultrapassar a quantidade diária de calorias por conta de más escolhas alimentares, motivadas por um desequilíbrio emocional, te coloca cada vez mais distante de um corpo saudável.

O bem-estar emocional pode ser atingido de diversas formas: por meio da prática de exercícios físicos, da meditação, de tratamento psicológico/psiquiátrico e, claro, a partir das trocas afetivas. Ter uma boa relação com os familiares e amigos é fundamental para sentir boas emoções, e até encontrar a motivação necessária para perseguir os próprios objetivos. Por que não unir o útil ao agradável, fazendo todas as refeições à mesa, com a companhia das pessoas que você gosta desfrutando de uma refeição saudável?

A importância da atividade física para uma vida saudável: por que você deve manter o corpo em movimento 

A prática de exercícios físicos é importante não só para quem deseja promover maior déficit calórico e, assim, perder peso. A atividade física está diretamente relacionada à maior produção de hormônios que promovem sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina. Sabe aquela sensação de “dever cumprido” que surge quando terminamos a série de exercícios na academia? É disso que estamos falando. 

De acordo com pesquisadores da Universidade de Turku, na Finlândia, exercícios de maior intensidade são capazes de promover uma maior liberação de endorfina. A prática de HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) por 1 hora diária seria a “dose” ideal de exercícios para experimentar uma verdadeira mudança de humor. As pesquisas compararam o efeito do HIIT e de outras práticas aeróbicas, como a corrida, por meio de exames de tomografia.

É claro que ninguém vai sair do sedentarismo direto para uma prática esportiva intensa, e que os benefícios também são percebidos em exercícios moderados. O segredo é ser constante e ir aumentando o tempo dedicado à prática gradativamente. Para algumas pessoas, optar por esportes em grupo pode ser uma forma de ter sempre a motivação necessária para ter um corpo saudável. Outras vão preferir práticas individuais, que permitem encontrar um novo nível de foco e concentração durante sua execução. O mais importante é experimentar diversos tipos de exercício, até encontrar aquele que trará mais prazer ao dia a dia.

Dieta saudável: alimentos que fazem bem ao seu corpo

Dieta baixa em carboidratos, dieta para perder barriga, dieta para perder peso… não são poucas as opções de dieta que se pode elaborar, dependendo do objetivo final de cada indivíduo. Quando a meta é ter um corpo integralmente saudável, a reeducação alimentar costuma ser o caminho mais curto e seguro para eliminar os hábitos que trazem ganho de peso, substituindo-os por hábitos saudáveis, que fazem com que o corpo funcione melhor. A escolha dos alimentos em cada refeição do dia tem poder sobre a forma como nos sentimos, física, mental e emocionalmente. Veja a seguir algumas dicas de alimentação saudável simples e efetivas:

Café da manhã saudável

A primeira refeição do dia também tem a fama de ser a mais importante, já que é a responsável por quebrar o jejum involuntário que acontece durante o sono e vai trazer ao organismo os nutrientes que ele precisa para iniciar o dia. Um café da manhã composto por alimentos saudáveis também tem o poder de modular seu apetite pelo resto do dia. Uma pessoa que não toma café da manhã ou não o faz de forma correta, preferindo consumir alimentos nutricionalmente pobres, vai ter uma tendência muito maior a procurar lanches calóricos para suprir as necessidades energéticas do corpo ainda antes do almoço. Outra hipótese é “descontar” na hora de almoçar a fome que restou da manhã. Em ambos os casos, a tendência é ganhar alguns quilos ao longo do tempo, além de sentir os efeitos prejudiciais na mesma hora: preguiça, desânimo, cansaço…

Um café da manhã saudável precisa ter comida de verdade. Essa é a principal regra para que essa refeição seja feita de maneira satisfatória não apenas ao paladar, mas também no aporte de micro e macro nutrientes, como vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. Uma opção interessante, sobretudo para quem tem dificuldade de sentir fome pela manhã, é o suco detox. A bebida é feita apenas com ingredientes naturais, como água de coco, couve, salsa, laranja, limão, beterraba, inhame, cenoura e maçã, e ainda pode ser enriquecida com alimentos funcionais como chia e linhaça. Basta bater todos os ingredientes, coar e beber. Se quiser, pode adoçar com mel. 

Opções saudáveis de café da manhã, como panqueca de banana com aveia, ovos mexidos com pimenta e cúrcuma, mandioca cozida e iogurte com granola, além de frutas in natura ou em suco, completam a mesa. Viu só como um café da manhã saudável vai muito além do café, pão e manteiga?

Alimentação saudável no almoço e no jantar

Em uma dieta saudável, almoço e jantar são oportunidades para ingerir uma grande e variada quantidade de nutrientes. Isso não significa que é preciso comer muito: cada pessoa tem uma porção ideal, que supre as necessidades energéticas para as funções básicas do organismo e disponibiliza o “combustível” para todas as outras atividades que decidimos fazer.

O segredo para um almoço e um jantar saudável é fazer com que a metade do prato seja composta por hortaliças: verduras e legumes em cores e modo de preparo diversos. Para promover variedade alimentar, você pode experimentar, por exemplo, levar legumes como berinjela e abobrinha ao forno, temperados com especiarias e ervas. Purê é uma boa forma de preparar tubérculos, como o inhame. A batata doce pode ser cortada em fatias bem finas e depois ser assada, se transformando em chips. As folhas podem ser servidas cruas, o que mantém intacta a quantidade de fibras que as verduras contêm.

A outra metade do prato vai dividir uma porção de proteína (alguma carne, ovo ou tofu), cereais e leguminosas. Ou seja: arroz e feijão de todo dia, ou alguma opção equivalente como macarrão integral, ervilha, grão de bico… Não faltam opções ricas em sabor e saúde para almoçar e jantar. Aproveite as refeições para regular também o consumo de água: um copo antes de sentar-se para comer e um após o término da refeição ajuda muito na digestão!

Lanches saudáveis

É na hora dos lanches - da tarde  da manhã - que geralmente ocorre a maior incidência de produtos ultraprocessados nas refeições. A começar pelos frios: presunto e peito de peru, por exemplo. Apontados como alimentos proteicos, na verdade essas opções para recheio de sanduíches não passam de carne processada com alto teor de sódio, que ajuda a conservar o produto por mais tempo. Refrigerantes e biscoitos passam a fazer parte da vida das pessoas ainda na infância, e se mantêm como opções para matar a fome com praticidade até mesmo na vida adulta. Mas vale a pena matar a fome com esse tipo de escolha?

Os lanches devem ser tão nutritivos quanto as refeições principais para quem quer conquistar um corpo saudável. Eles evitam que a sensação de fome entre o café da manhã e o almoço se torne grande a ponto de seu prato conter muito mais comida do que o necessário. Lanches saudáveis são aliados contra a hipoglicemia e podem complementar o aporte nutricional diário.

Opte por frango desfiado em vez de frios em sanduíches. Se preferir eliminar proteína animal, uma pastinha de soja ou grão de bico são boas pedidas. Os sanduíches devem sempre conter alguma folha crua, de preferência verde escura. Tomate cortado em fatias finas ou cubinhos, cenoura e beterraba raladas complementam o lanche em textura, sabor e nutrientes. Basta ver suas cores para entender que cada um desses alimentos têm propriedades diferentes. Ao escolher o pão, dê preferência às versões integrais, que têm muito mais fibras, garantindo maior saciedade. Ou então, substitua pela crepioca: a mistura de tapioca com ovo é fonte de energia e de proteínas ao mesmo tempo. 

Corpo saudável se constrói: conheça alguns profissionais que podem ajudar 

Conhecimento é fundamental na construção de um corpo saudável. Saber como funciona o seu metabolismo e ver como ele reage a cada tipo de dieta é algo muito difícil de perceber sem acompanhamento profissional. Além disso, nem todas as pessoas têm o conhecimento necessário para decidir o que comer ou não comer, de forma a potencializar seus ganhos. E aí que entram profissionais de saúde que atuam na medicina do estilo de vida:

Nutrólogo e nutricionista

Esses profissionais são capacitados para “ler” os dados captados quando você pisa em uma balança de bioimpedância, transformando-os em um ponto de partida para a obtenção do resultado que você procura. O nutrólogo é um médico que pode, inclusive, solicitar exames laboratoriais para checar as necessidades de micronutrientes - vitaminas e minerais - e, em conjunto com um nutricionista, elaborar dietas personalizadas que levem em consideração seus gostos e sua rotina.

Cientista comportamental

Há certas recomendações médicas que, ainda que sejam claras, são muito difíceis de seguir. Isso acontece porque não é mesmo fácil identificar hábitos criados inconscientemente e seguidos ao longo dos anos. Um cientista comportamental é o profissional certo para te dar um “empurrãozinho” nesse processo, empregando técnicas que vão se transformar em um novo estilo de vida, saudável e intuitivo para você.

Aplicativo para emagrecer reúne tudo o que você precisa para ter o corpo saudável que sempre sonhou

Houve uma época em que era preciso consultar uma série de profissionais em busca de orientações para conquistar um corpo saudável. Uma verdadeira peregrinação entre consultórios, que tomava muito do tempo de quem topava esse desafio e, muitas vezes, não gerava o resultado esperado, já que nem sempre é possível encontrar uma sinergia entre profissionais de saúde de áreas distintas. Mas e se você pudesse ter um time de especialistas trabalhando juntos por você? Com o aplicativo Liti Saúde é assim!

Liti é diferente de tudo o que você já experimentou. Mais do que um aplicativo para emagrecer, você vai ter à disposição o passo a passo de uma jornada rumo a um corpo mais saudável do que nunca. O primeiro passo é entender seu estado atual, que é medido por meio de uma balança de bioimpedância exclusiva, a Liti Box. Seus dados metabólicos ficam disponíveis no app, para que você consulte sempre que precisar, e também são compartilhados com os profissionais mais indicados para te acompanhar, seja na prescrição de uma dieta personalizada por semana ou para tirar dúvidas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Na Jornada Liti, há um ciclo de consultas que se repete mensalmente, para checar progressos, ajustar o plano alimentar e incorporar novos bons hábitos à sua rotina. Fica muito mais fácil conseguir o corpo saudável dos sonhos assim! Regule sua saúde, atinja seus objetivos e conheça ferramentas eficientes para a manutenção de um estilo de vida bem mais saudável.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Alimentação saudável
?
Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
descubra o plano para você