Saúde

Consumo moderado de álcool: qual a recomendação mensal?

Publicado em:

15/1/2024

Atualizado em:
15/1/2024
Taça de vinho

O consumo moderado de álcool é frequentemente citado em diretrizes de saúde pública, mas é importante notar que "moderação" pode ter significados diferentes dependendo das recomendações nacionais e internacionais e variações individuais de saúde e tolerância ao álcool.

Recomendações de Consumo Moderado de Álcool

Diretrizes Gerais Internacionais A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades de saúde geralmente descrevem o consumo "moderado" de álcool como até uma bebida padrão por dia para mulheres e até duas bebidas padrão por dia para homens.

Uma "bebida padrão" é tipicamente definida como:

14 gramas de álcool puroAproximadamente 12 onças de cerveja (355 ml) a 5% de álcool5 onças de vinho (148 ml) a cerca de 12% de álcool1,5 onças de destilados (44 ml) a 40% de álcoolRecomendações Mensais A quantidade de consumo moderado em uma base mensal varia com a frequência de consumo. Se alguém segue as diretrizes diárias, mulheres consumiriam até 30 bebidas padrão por mês e homens até 60. Contudo, é importante notar que nem todos os dias devem incluir o consumo de álcool; períodos sem álcool são benéficos para a saúde.

Variações nas Recomendações

Deve-se notar que diferentes países têm diretrizes diferentes para o consumo de álcool. Sempre é recomendável consultar as diretrizes nacionais ou falar com um profissional de saúde para obter recomendações baseadas em seu país e em suas circunstâncias pessoais de saúde.

Considerações Especiais

Idade: Pessoas mais velhas podem ter uma capacidade reduzida de processar álcool e podem precisar limitar o consumo mais do que o recomendado para a população em geral.Condições Médicas: Pessoas com certas condições de saúde devem buscar aconselhamento médico, pois o consumo de álcool pode agravar essas condições.Uso de Medicamentos: Interações entre álcool e medicamentos podem ser perigosas; portanto, quem está sob medicação deve falar com um profissional de saúde.Histórico Familiar: Indivíduos com um histórico familiar de abuso de álcool ou doenças relacionadas ao álcool devem considerar discutir seu consumo com um médico.Benefícios Versus Riscos É importante destacar que, embora possa haver certos benefícios para a saúde associados ao consumo moderado de álcool, como uma redução potencial no risco de doença cardíaca coronária e derrame isquêmico em certos grupos etários, os riscos associados ao consumo de álcool tendem a aumentar com maiores quantidades consumidas. Cada indivíduo é responsável por analisar os prós e contras do consumo de álcool para sua situação pessoal.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão

As recomendações mensais para o consumo moderado de álcool sugerem que as mulheres podem consumir até 30 bebidas padrão e os homens até 60, com base nas diretrizes diárias. No entanto, é essencial ter dias sem consumo de álcool e considerar as variáveis pessoais de saúde. A moderação é fundamental, e buscar orientação profissional para diretrizes personalizadas é sempre a melhor abordagem.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você