Saúde

Como reduzir o colesterol?

Publicado em:

22/12/2023

Atualizado em:
22/12/2023
Estratégias para reduzir o colesterol

A redução dos níveis de colesterol, particularmente o LDL (colesterol "ruim"), pode diminuir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, ataques cardíacos e derrames.

1. Ajustes na Dieta

Reduza a ingestão de gorduras saturadas:

Limitar alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes vermelhas gordas e laticínios integrais, pode ajudar a diminuir o colesterol LDL.

Elimine as gorduras trans:

Evite alimentos processados que contenham óleos parcialmente hidrogenados, que são uma fonte de gorduras trans que podem aumentar o colesterol ruim e diminuir o colesterol bom (HDL).

Aumente a ingestão de fibras solúveis:

Alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, legumes, frutas e grãos integrais, podem ajudar a reduzir a absorção de colesterol no intestino.

Consuma mais ácidos graxos ômega-3:

Ingerir peixes gordurosos como salmão, truta, sardinha e atum, que são ricos em ômega-3, pode ajudar a melhorar a saúde geral do coração e manter os níveis saudáveis de colesterol.

Inclua produtos alimentícios enriquecidos com esteróis e estanóis vegetais:

Estes compostos ajudam a impedir a absorção do colesterol alimentar pelo organismo.

2. Exercite-se Regularmente

Atividade aeróbica: Praticar pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada (como caminhada rápida, natação ou ciclismo) por semana pode ajudar a aumentar o colesterol HDL e diminuir o LDL e os triglicerídeos.Treinamento de resistência: Incorporar musculação ou outros exercícios de resistência em sua rotina semanal também pode beneficiar seu perfil lipídico.

3. Mantenha um Peso Saudável

Perda de peso: Se você estiver com sobrepeso ou obeso, perder de 5% a 10% do peso corporal pode significativamente reduzir o colesterol LDL.

4. Pare de Fumar

Fumar tem um efeito negativo no perfil lipídico e parar de fumar pode ajudar a melhorar o colesterol HDL, além de proporcionar vários outros benefícios à saúde.

5. Limitar o Álcool

O consumo excessivo de álcool pode aumentar o colesterol e os triglicerídeos. Se você bebe álcool, faça-o com moderação.

6. Medicamentos

Em alguns casos, quando as mudanças no estilo de vida não são suficientes para reduzir o colesterol, medicamentos podem ser prescritos. As estatinas são os medicamentos mais comuns usados para baixar o colesterol, mas outros incluem sequestradores de ácidos biliares, inibidores de absorção do colesterol e fibratos.

7. Gerenciamento do Estresse

Estresse crônico pode contribuir para elevação dos níveis de colesterol. Portanto, encontrar maneiras de gerenciar o estresse, como técnicas de relaxamento ou atividades prazerosas, pode ter um impacto benéfico.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta

É importante lembrar que mudanças no estilo de vida são a primeira linha de defesa contra o colesterol alto, mas cada indivíduo é diferente e pode necessitar de abordagens adicionais ou específicas. Consultas regulares com profissionais de saúde são vitais para monitorar os níveis de colesterol e discutir a melhor estratégia para o seu caso.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você