Alimentação saudável

Chá de canela e louro para emagrecer rápido, funciona?

Publicado em:

3/1/2024

Atualizado em:
3/1/2024
Chá de canela e louro para emagrecer rápido, funciona?

Chás de canela e louro são frequentemente promovidos na medicina popular e em algumas dietas da moda como ajudantes no processo de emagrecimento rápido. Ambos os ingredientes têm propriedades que poderiam teoricamente apoiar a perda de peso, mas é fundamental analisar as evidências científicas e entender o contexto maior do emagrecimento saudável.

Propriedades da Canela e do Louro:

  • Canela: Conhecida por suas propriedades antioxidantes, a canela também pode ter um efeito positivo sobre os níveis de açúcar no sangue, potencialmente melhorando a sensibilidade à insulina. Além disso, há estudos que sugerem que a canela pode ter efeitos termogênicos e ajudar a aumentar o metabolismo, embora mais pesquisas sejam necessárias.
  • Louro: As folhas de louro têm compostos que são considerados diuréticos e que podem promover a digestão. Teoricamente, isso poderia ajudar na perda de peso ao promover a eliminação de líquidos.

Funciona para Emagrecer?

Embora a canela e o louro tenham propriedades que possam parecer benéficas para a perda de peso, não existe uma solução mágica ou um atalho para emagrecer rápido e de forma saudável. Além disso, métodos rápidos de perda de peso muitas vezes resultam em recuperação do peso perdido, conhecido como efeito sanfona.

Para perda de peso sustentável, é necessário um balanço de energia negativo — gastando mais calorias do que as consumidas — por meio de uma alimentação saudável e atividade física regular. Suplementos naturais ou chás podem oferecer suporte nesse processo, mas não substituem essas medidas fundamentais.

Usando Chás de Maneira Responsável:

  • Como parte de uma dieta balanceada, o chá de canela e louro pode ser uma bebida agradável e de baixa caloria que pode complementar outros hábitos saudáveis.
  • Os chás podem promover a hidratação e, no caso da canela, potencialmente ajudar a moderar o apetite, mas não devem ser vistos como substitutos de alterações dietéticas mais substanciais e exercícios.
  • É importante não consumir excessivamente canela, especialmente variedades como a cassia, que contêm níveis significativos de cumarina, uma substância que pode ser prejudicial ao fígado em doses elevadas.
Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Alimentação saudável
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão

As evidências científicas atuais não suportam a utilização de chá de canela e louro como uma solução eficaz para emagrecer rápido. A melhor abordagem para perder peso de maneira saudável e sustentável é combinar uma dieta rica em nutrientes com um aumento da atividade física. Consulte um especialista em nutrição para obter conselhos personalizados e assegurar que sua estratégia de perda de peso seja segura e eficaz.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você