Saúde

Caso clínico: conheça a jornada de um cliente Liti

Logo-Liti
Escrito por:
Liti Saúde

Publicado em:

20/7/2022

Atualizado em:
21/3/2024
Imagem ilustrativa

No caso clínico de hoje, vamos compartilhar a história de uma pessoa do sexo masculino, casado, e com duas filhas pequenas. O trabalho em startup deixa seu dia a dia extremamente corrido, ainda mais com a nova rotina com crianças em casa: sono prejudicado e dificuldade de organizar o dia-a-dia.

Uma das coisas que nos inspira aqui na Liti é compartilhar as histórias dos nossos pacientes e o que os motivou a buscar essa mudança de estilo de vida.

No caso clínico de hoje, vamos compartilhar a história de uma pessoa do sexo masculino, casado, e com duas filhas pequenas. O trabalho em startup deixa seu dia a dia extremamente corrido, ainda mais com a nova rotina com crianças em casa: sono prejudicado e dificuldade de organizar o dia-a-dia.

Quando chegou na Liti, estava buscando uma melhora de qualidade de vida como um todo, além de melhorar performance no esporte (corrida). Em primeira consulta, ao analisarmos os dados da balança de bioimpedância, notou-se um excesso de gordura corporal, principalmente na região do abdome — isso indica que há aumento da gordura visceral, aquela que fica nos órgãos e está relacionada ao aumento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e problemas com o colesterol.

Outra medida do paciente, a circunferência da cintura (medimos com a fita métrica), estava maior do que o recomendado para ele — isso indica também o excesso de gordura visceral.

Conversamos sobre esses achados, e juntos concluímos que no momento o mais indicado pensando em saúde — em primeiro lugar — é priorizar a perda de gordura, para diminuir risco de doenças. No início, o paciente ficou apreensivo e um pouco surpreso, já que chegou com o objetivo de melhorar sua performance e não estava ciente dessas alterações metabólicas.

Em nossa abordagem multidisciplinar, identificamos em consulta comportamental alguns hábitos alimentares que ele possuía. Apesar de se considerar saudável de maneira geral, encontramos alguns padrões não interessantes, muitas vezes “justificados” pelo treino — o sorvete da noite e a cerveja nos almoços de final de semana. Eram hábitos contextualizados, que por vezes passavam despercebidos, e conversamos sobre estratégias para mudá-los, substituindo por alternativas melhores e tornando o consumo destes escolhas conscientes.

Optamos por iniciar planejamento alimentar com objetivo de desinflamar o organismo do paciente, diminuindo gordura. Após 4 semanas seguindo o plano, diminuímos a circunferência da cintura em 8cm, com perda de 3kg em gordura corporal e aumento de 2% da massa muscular.

O paciente corria e era uma grande motivação no dia-a-dia, mas com uma bebê em casa, rotina corrida e sono prejudicado, via que não conseguia se dedicar ao esporte quanto gostaria nesse período. Conversamos também da relação com o esporte nas fases da vida, acompanhando e moldando-se às dificuldades do momento — por vezes daria para ter um foco maior e alegrar-se com a performance, mas às vezes a corrida entraria como um momento de espairecer e desconectar, sem impor uma obrigatoriedade. Entendemos juntos que precisaríamos primeiro cuidar da saúde, para em seguida focar no esporte que o satisfazia.

Após a desinflamação do organismo e a melhora da saúde metabólica, iniciamos com os testes de planos alimentares a fim de identificar qual a melhor alimentação especificamente para o seu corpo.

Avaliamos juntos os dados objetivos da bioimpedância e os dados subjetivos em relação ao sono, hábito intestinal, disposição e desempenho físico. Concluímos como o seu organismo funciona melhor, tornamos seu metabolismo saudável e, agora sim, iniciamos nosso planejamento em busca da performance esportiva e hipertrofia muscular.

Esse caso demonstra a importância da análise da composição corporal e avaliação de seu impacto na saúde. Conseguimos observar que, somente após melhora desses parâmetros, temos um organismo mais saudável e que terá melhor resposta ao treinamento esportivo, focado em performance.

“A jornada da Liti me ajudou bastante a ter consciência dos impactos da alimentação na minha saúde, e consequentemente no meu bem estar no dia-a-dia. Aprendi várias coisas que eu não imaginava e que ajudam a me alimentar e viver melhor. A maneira de atuar e apoio foi muito importante pra ter resultado muito mais rápido do que eu esperava. Desde o começo um apoio próximo, o chat que permite tirar dúvidas rapidamente, todas as dicas de motivação comportamentais: tudo traz mais segurança e o acompanhamento com dados e o impacto direto no corpo ajuda bastante na motivação. Estar na Liti traz muitos momentos de alegria, quando conseguimos atingir algum objetivo e vemos as coisas mudando, quando aprendemos os impactos no corpo, vendo melhoras significativas, vai nos trazendo muita alegria e felicidade na rotina.”

Quer saber mais sobre um estilo de vida saudável? Agende uma consulta experimental grátis aqui e descubra a Liti, que chegou para revolucionar sua jornada!

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
descubra o plano para você