Exercício físico

Atividade física e envelhecimento: qual a relação?

Publicado em:

22/12/2023

Atualizado em:
22/12/2023
Relação entre atividade física e envelhecimento

A atividade física desempenha um papel crucial no envelhecimento saudável, tendo uma relação direta na melhoria da qualidade de vida e no prolongamento da independência dos idosos. À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por várias transformações que a atividade física pode ajudar a mitigar.

Prevenção de Doenças Crônicas

A atividade física regular é associada a um risco reduzido de muitos problemas de saúde relacionados à idade, incluindo doenças cardíacas, hipertensão, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Manutenção da Capacidade Funcional

A manutenção ou melhoria da força e resistência muscular através de exercícios é essencial para conservar a funcionalidade. Pode ajudar os idosos a realizar atividades diárias, como carregar compras, subir escadas e manter a autonomia.

Saúde Óssea

O envelhecimento está ligado à diminuição da densidade óssea e o aumento do risco de osteoporose e fraturas. Exercícios de suporte de peso, como caminhar e correr, e atividades de resistência, como o levantamento de pesos, ajudam a fortalecer os ossos.

Equilíbrio e Prevenção de Quedas

Exercícios que melhoram o equilíbrio e a coordenação, como tai chi e yoga, são particularmente benéficos para idosos, pois podem diminuir o risco de quedas, uma das principais causas de lesões graves nesta população.

Melhora da Saúde Mental

O exercício pode ter um impacto significativo na saúde mental, reduzindo a ansiedade, depressão e promovendo o bem-estar emocional. Também está associado à melhoria do sono e a uma sensação geral de vigor.

Desaceleração da Perda Cognitiva

Atividades físicas têm sido associadas à desaceleração do declínio cognitivo e à redução do risco de demência, incluindo a doença de Alzheimer.

Preservação da Massa Muscular

O envelhecimento é acompanhado por uma perda natural de massa muscular (sarcopenia). A atividade física, especialmente o treinamento de resistência, pode retardar ou até reverter esse processo.

Controle de Peso

Uma combinação de dieta saudável e exercícios é eficaz na gestão do peso, o que é importante pois o excesso de peso pode contribuir para várias condições de saúde relacionadas à idade.

Socialização

Muitas formas de exercício, especialmente aquelas em grupo, proporcionam oportunidades sociais que podem ser benéficas na prevenção da solidão e do isolamento social, que são problemas comuns entre idosos.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Exercício físico
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão

Há uma forte relação entre atividade física e envelhecimento saudável, tanto no aspecto físico quanto mental. Incorporar atividade física na rotina diária é uma estratégia eficaz para lidar com muitos desafios do envelhecimento e para melhorar a qualidade de vida e a longevidade. Consultar um médico ou um profissional de educação física antes de iniciar qualquer programa de exercícios é fundamental, especialmente para adaptar as atividades às condições e capacidades individuais.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você