Saúde

Alimentação para Pessoas com Hipotireoidismo

Publicado em:

11/1/2024

Atualizado em:
11/1/2024
Pescoço

Para pessoas com hipotireoidismo, onde a tireoide não produz hormônios suficientes, a alimentação pode desempenhar um papel fundamental em ajudar a gerenciar os sintomas e a otimizar os níveis de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3).

Aqui estão algumas orientações alimentares para indivíduos com hipotireoidismo:

1. Equilíbrio de Iodo:

  • O iodo é necessário para a produção de hormônios da tireoide, e tanto a carência quanto o excesso podem agravar o hipotireoidismo. Siga as recomendações do seu médico em relação à suplementação ou à ingestão de alimentos ricos em iodo, como algas marinhas, peixes e laticínios.

2. Fibras Alimentares:

  • Pessoas com hipotireoidismo podem sofrer com constipação. Uma dieta rica em fibras, com vegetais, frutas e grãos integrais, pode melhorar a saúde digestiva.

3. Consuma Selênio e Zinco:

  • Estes minerais são importantes para a saúde da tireoide. Boas fontes de selênio incluem castanha-do-brasil, frutos do mar e ovos. Zinco pode ser encontrado em carne, nozes e leguminosas.

4. Gorduras Saudáveis:

  • Inclua gorduras insaturadas, como as encontradas em abacates, nozes e peixes gordurosos, que podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a resposta imune.

5. Água:

  • A hidratação adequada é essencial, pois o metabolismo pode estar mais lento em pessoas com hipotireoidismo.

6. Alimentos com Baixo Índice Glicêmico:

  • Mantenha estáveis os níveis de açúcar no sangue com alimentos que tenham baixo índice glicêmico e ajudem a manter o peso sob controle.

7. Evite Alimentos Bociogênicos:

  • Alimentos que podem interferir na função da tireoide, como repolho, brócolis, couve-flor e mostarda, devem ser consumidos com moderação, especialmente quando crus.

8. Vitamina D:

  • Níveis adequados de vitamina D são essenciais para a função imune e podem ser deficientes em pessoas com hipotireoidismo.

9. Cozinhar Leguminosas e Grãos:

  • O cozimento adequado de certos alimentos pode neutralizar substâncias que interferem na função tireoidiana, como os glutinatos em soja e trigo.

10. Evite Interações com Medicamentos:

  • Preste atenção aos alimentos que podem interagir com sua medicação para tireoide. Alimentos ricos em cálcio e ferro, e suplementos de fibras, podem afetar a absorção da levotiroxina, por exemplo.
Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta

Conclusão:

Enquanto uma dieta bem equilibrada e apropriada pode auxiliar no manejo do hipotireoidismo, é importante não fazer alterações drásticas na alimentação ou suplementação sem primeiro discutir com seu médico ou um nutricionista. A condição requer um plano de gerenciamento médico, que pode incluir a medicação da tireoide juntamente com as recomendações dietéticas apropriadas.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Liti Saúde

Escrito por

Liti Saúde
Artigo em revisão médica
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você