Saúde

A Liti explica: “Ozempic e similares são investigados após relatos de pensamentos suicidas”

Publicado em:

11/7/2023

Atualizado em:
21/3/2024
A Liti explica: “Ozempic e similares são investigados após relatos de pensamentos suicidas”

Muitos dos nossos pacientes nos enviaram reportagens e relataram apreensão com notícias recentemente publicadas sobre uma possível associação entre o uso de medicações para o tratamento da diabetes e da obesidade como a semaglutida (Ozempic) e liraglutida (Saxenda) e pensamentos suicidas e de auto-mutilação.

Vamos aos fatos 

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) está conduzindo uma investigação sobre alguns eventos adversos relatados pela Agência de Medicamentos da Islândia observados em pacientes em uso de Ozempic (semaglutida) e Saxenda (liraglutida).

Esses eventos incluem dois casos de pensamentos suicidas em pacientes que fizeram uso de Ozempic e Saxenda e um caso de pensamento de automutilação em uma pessoa utilizando Saxenda.  

Entenda a polêmica 

Toda medicação que é utilizada na prática clínica deve ser aprovada em quatro etapas, chamadas 4 fases da  pesquisa clínica, nas quais tanto a segurança como a eficácia são avaliadas. Enquanto nas fases 1 e 2 são realizados testes de segurança, interações com outras drogas e são coletados dados iniciais sobre eficácia em poucos indivíduos, a fase 3 conta com grupos maiores de pacientes,cuja avaliação é feita  por um período maior de tempo e na qual a eficácia da medicação estudada é comparada  a outros tratamentos existentes. 

Após um medicamento ou procedimento diagnóstico ou terapêutico ser aprovado e levado ao mercado, testes de acompanhamento de seu uso são elaborados e implementados em milhares de pessoas, possibilitando o conhecimento de detalhes adicionais tanto sobre a segurança quanto à  eficácia do produto. Essa é a chamada fase 4 (ou farmacovigilância), cujo objetivo é detectar e definir efeitos colaterais previamente desconhecidos ou incompletamente qualificados, assim como os fatores de risco relacionados a esses efeitos. 

As medicações como Ozempic e Saxenda estão na fase 4, ou seja, já foram aprovadas nas fases em que foram atestadas sua eficácia (atualmente são as drogas em uso mais eficazes para o tratamento da obesidade) e cujos efeitos colaterais mais significativos foram identificados, as colocando no rol de medicações seguras para o uso. No entanto, assim como qualquer medicação, eles estão submetidos à vigilância constante para que eventuais efeitos colaterais mais raros, não identificados nos estudos anteriores, possam ser capturados e avaliados.  

Outro ponto fundamental (e que sempre falamos aqui no blog) é que associação não é sinônimo de causalidade, ou seja, a associação de alterações psiquiátricas com o uso de medicações para emagrecimento não significa, necessariamente, que tais drogas sejam a causa desses sintomas, salientando-se ainda que a própria obesidade está frequentemente associada à distúrbios de humor, como  depressão e ansiedade, sendo comumente subdiagnosticados e inadequadamente tratados nessa população. 

O porquê da polêmica?

Embora essa vigilância constante sobre os efeitos das medicações seja um procedimento padrão, notícias como essa, que giram em torno de  drogas amplamente utilizadas pela população, tendem a gerar maior impacto. Além disso, o fato de tanto o Ozempic quanto o Saxenda poderem ser comprados sem prescrição médica, faz com que um número importante de pessoas estejam fazendo seu uso sem indicação clínica, orientação, avaliação e supervisão adequadas. Essas pessoas sim devem se preocupar com seu uso inadequado e suas consequências.

Qualquer medicação tem suas indicações, contra-indicações e efeitos colaterais, por isso, é fundamental que todo remédio seja somente utilizado após prescrição e sempre sob supervisão do profissional. 

Além disso, o tratamento de doenças como diabetes e obesidade não deve ser somente baseado no uso de medicações. Alimentação adequada e um estilo de vida saudável são peças fundamentais para a melhora da qualidade de vida de todos os pacientes.

Aqui na Liti, você encontra uma equipe médica multidisciplinar preparada para te orientar a mudar seu estilo de vida. Unimos o melhor da ciência com análise constante de dados e profissionais verdadeiramente dedicados para que você seja cada dia melhor.

_________________________________

Você no centro: experimente sem custo e conheça sua experiência na Liti. https://litisaude.co/iniciarexperiencia

A medicina de precisão da Liti te dá superpoderes para que você seja cada dia melhor.

ACOMPANHE NOSSAS REDES:

Instagram: https://litisaude.co/Instagram

TikTok: https://litisaude.co/TikTok

LinkedIn: https://litisaude.co/LinkedIn

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
descubra o plano para você