Saúde

A Cafeína, o sono e a produtividade: como o café de hoje pode afetar o sono de amanhã

Publicado em:

21/12/2023

Atualizado em:
22/12/2023
Efeitos do Consumo de Café no Sono

Não há nada como uma xícara de café para começar o dia, não é mesmo? A cafeína é amplamente conhecida por seu efeito estimulante e por isso é usada por muitos com o objetivo de ajudar a despertar, e com isso, iniciar um dia produtivo. No entanto, a mesma cafeína que nos ajuda a acordar também pode ser a que dificulta uma boa noite de sono.

Efeitos da Cafeína na Arquitetura do Sono

A pesquisa revelou ainda que a cafeína afeta a arquitetura do sono. O consumo de cafeína aumentou a duração do sono leve em 6,1 minutos. Por outro lado, a duração do sono profundo diminuiu em 11,4 minutos.

Hora do Consumo de Cafeína e Seu Impacto no Sono

Não é apenas a quantidade, mas também a hora do consumo de cafeína que afeta o sono. Quanto mais perto da hora de dormir a cafeína é consumida, maior a redução no tempo total de sono. Por exemplo, uma xícara de chá preto (com teor de cafeína típico de 47 mg por 250 mL) pode ser consumida até a hora de dormir sem um efeito significativo no tempo total de sono. Já uma xícara de café (com teor de cafeína típico de 107 mg por 250 mL) deve ser consumida pelo menos 8,8 horas antes de dormir. Da mesma forma, um suplemento pré-treino padrão (com teor de cafeína típico de 217,5 mg) deve ser consumido pelo menos 13,2 horas antes de dormir.

Orientações para o Consumo de Cafeína e Impacto no Sono

Esses resultados fornecem orientações baseadas em evidências para o consumo apropriado de cafeína para mitigar os efeitos prejudiciais no sono. Isso não significa que você precise abrir mão do seu café matinal, mas é importante estar ciente de quando e quanto você está consumindo para garantir uma boa noite de sono. Afinal, um sono de qualidade é fundamental para o nosso bem-estar geral e para a nossa produtividade no dia seguinte.

Importância da Conscientização sobre o Consumo de Cafeína

Dado o alto consumo de cafeína e a crescente popularidade de suplementos destinados a melhorar o desempenho físico e cognitivo, a conscientização sobre esses horários limites é essencial para minimizar as perturbações do sono induzidas pela cafeína.

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Saúde
?
Newsletter Assuntos em Alta

Por fim, é importante lembrar que a meia-vida da cafeína varia até oito horas entre adultos saudáveis, por isso é provável que o efeito da cafeína no sono seja diferente entre indivíduos.

Assim, você deve considerar os horários limites fornecidos pelo estudo como um ponto de partida e ajustar a quantidade e o horário do consumo de cafeína de acordo com o efeito que tem em seu sono.

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você