Liti

5 atividades para organizar a sua rotina alimentar

Publicado em:

22/12/2023

Atualizado em:
23/12/2023
Atividades para organizar a rotina alimentar

Um guia de atividades embasadas nas ciências comportamentais.

Planejamentos realistas são essenciais quando estamos falando de organização. Se estabelecermos metas irreais, isso pode gerar frustração, desmotivando-nos para tentar novamente. Por vezes, esquecemos de considerar aspectos simples do nosso dia a dia — por exemplo, marcar duas reuniões seguidas em locais diferentes e esquecer de contabilizar o tempo de deslocamento

Por que organizar a rotina alimentar?

Eis a grande máxima da mudança de comportamento: se você quer fazer algo com mais frequência, torne mais fácil. Se você quer dificultar algo, torne mais difícil. Isso vale para a nossa alimentação: se o que precisamos comer está difícil de alcançar, preparar ou obter, a chance de nos mantermos no plano é muito mais baixa.

Além disso, a desorganização limita a capacidade do cérebro de processar informações, dificultando o foco — e trazendo a sensação de perda de controle e de domínio sobre o ambiente.

Sendo assim, este desafio tem por objetivo motivar a reorganização da alimentação, de forma gradual — e te empoderar para implementar todas essas mudanças.

Vamos começar?

Atividade 1: reconheça o ambiente

  1. Antes de começar, tire uma foto da sua despensa e geladeira, da forma como está, sem organizar nada (pode compartilhar aqui com a gente, pois teremos o antes e depois).
  2. Acione 15 minutos em um cronômetro.
  3. Há algum produto vencido? Há algum produto que você não usa mais? Há algum produto que você não quer consumir nesta fase com novos hábitos (como doces, refrigerantes, ultraprocessados...)?  Uma ideia para lidar com essa última categoria é a doação, por exemplo!
  4. Se optou pela doação, faça o planejamento: para quem você irá doar? Quando fará isso?Obs.: Caso more com outras pessoas e não consiga se livrar de tudo, ou mesmo não queira, sem problemas! A próxima atividade pode ser útil.

Atividade 2:  Ajuste o ambiente

  1. Ligue seu timer de 15 minutos e abra a geladeira (bônus: quem quiser aproveitar, pode se munir do paninho com álcool para ter o cheiro da limpeza!).
  2. Organize os alimentos de acordo com as zonas da geladeira: em cima, carnes, queijos e ovos; na porta, bebidas e enlatados; na gaveta, os vegetais (curiosidade: cada parte da geladeira apresenta uma temperatura diferente — nas portas, há maior oscilação de temperatura; na parte de cima, é mais fria e em baixo, menos). Aproveite para tirar embalagens desnecessárias e garantir que tudo esteja tapado, em potes.
  3. Coloque na frente os alimentos dentro do seu plano alimentar, e no fundo o que quer evitar. Uma coisa bacana também é facilitar os que têm uma data de vencimento mais próxima. Se possível, deixe uma prateleira só para os alimentos do plano alimentar, e coloque as demais coisas em outra.

Atividade 3: Planeja a semana

  1. Pegue um papel e caneta (e sua agenda) e ligue o cronômetro.
  2. Olhando a agenda ou desenhando um planner semanal, conte quantas refeições fará em casa ao longo da próxima semana, e para quantas pessoas.
  3. Lembre-se do que tem guardado em casa e monte o planejamento das refeições — proteínas, acompanhamentos, salada. Se estiver inspirado(a), busque modos diferentes de preparo na internet ou nas receitas enviadas pela equipe de nutrição!).

Atividade 4: Refaça o estoque

  1. Defina qual será o seu método de organização para as listas. Papel, bloco de notas do celular, aplicativo de organização?
  2. Divida por categorias. Isso ajuda a reduzir os riscos de esquecer e agiliza as compras, concentrando os itens por local. Nossas sugestões: proteínas, geladeira, não perecíveis, hortifruti, granel, bebidas e suplementos (ah, e as demais categorias de casa, como limpeza e higiene).
  3. Veja o planejamento das refeições da semana que você fez ontem, considere o que já tem em casa e inclua o que falta. Coloque o item e a quantidade!
  4. Adicione os itens em falta para lanches e café da manhã, e o que está em falta na despensa.

Atividade 5: Defina a lista padrão

  1. Pegue a lista que fez no final de semana e ligue seu timer de 15 minutos.
  2. Utilize as perguntas para identificar as categorias gerais de sua lista.
  3. Vamos responder a algumas perguntinhas de organização:

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Liti
?
Newsletter Assuntos em Alta

Quais são suas compras de estoque?

Quais itens você compra pontualmente e quais itens você compra toda semana?

Quais itens você varia? (essa semana você compra alface, depois rúcula, depois agrião)

Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Juliana Tauil

Escrito por

Juliana Tauil
logo-spotifylogo-instagramlogo-youtubelogo-linkedin
Logo-liti
CNPJ: 41.932.733/0001-41
descubra o plano para você